Feira do Empreendedor Escolar 2024 foi sucesso de público e vendas

Planejar, organizar, produzir, orçar, investir e negociar. Esses são verbos utilizados constantemente na vida de um empresário. Terminologias que, também, passarão a ser presentes no vocabulário de nossos estudantes (6º anos ao Ensino Médio) nos últimos meses, para a realização da Feira do Empreendedor Escolar 2024. O evento realizado no último dia 23 teve sucesso de público, participantes e negociações realizadas. Ao todo foram 21 expositores (turmas) apresentando seus produtos, que atendiam as normas das Organizações de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Sabonetes, brinquedos, roupas, almofadas, cremes hidratantes, bolsas, vasos de pla e muitos outros objetos de forma renovável foram negociados com os presentes.

Além dos estandes de produtos, o Bilíngue e Pensamento Computacional marcaram presença com seus estandes, que receberam a atenção do público. Afinal, são duas plataformas muito alinhadas com o universo empreendedor atual.

Durante o evento foram realizadas a entrega de certificados de participação dos nossos estudantes na Olimpíada Canguru de Matemática, o desafio das pontes de Palitos de Picolés e um desfile de moda com roupas sustentáveis. A feira abriu os portões às 9h com encerramento do evento ao meio-dia.

Proposta

A Feira do Empreendedor Escolar 2024 faz parte de uma proposta pedagógica multidisciplinar, onde envolve todas as disciplinas de alguma forma presente no processo de empreender. Falando em empreender, o colégio tem as aulas de Empreendedorismo Criativo, uma matéria que auxilia os jovens estudantes a se prepararem para um mundo e mercado de trabalho sempre em transformação. A disciplina oferece aos estudantes um espaço para gerar soluções criativas para qualquer desafio, como o de organizar e participar da Feira do Empreendedor Escolar 2024.

Cada turma apresentou um plano de negócio/produto para ser apresentado na comunidade escolar. De acordo com professores, muitos alunos estão desacreditados em suas propostas, porém, o resultado foi surpreendente ao final do evento. Com a maioria dos expositores vendendo todos os produtos expostos. No final, alguns estudantes explicaram que vivenciar esse processo de empreendedor exemplificou que um negócio não se baseia apenas em vendas, mas todo o passo a passo de um plano de negócio.